sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Entrevista com Fabio Elias "Relespública"

Você já conferiu o novo clipe da Relespublica?
Dê uma Chance Pro Amor é o segundo clipe lançado do ultimo álbum “Efeito Moral”, o 4º álbum de estúdio da banda.



Para falar um pouquinho sobre o clipe e a banda, entrevistamos o Fábio Elias.

- Elvis: O clipe “Dê uma Chance Pro Amor” conta com a participação de algumas pessoas, entre elas somente reconheci a Xanda Lemos (banda criaturas). Como foi gravar com essas pessoas e quem são elas?

- Fabio Elias: São amigos, fãs e figurantes. Por exemplo: A D. Joana (velhinha do cabelo vermelho) eu cruzei na rua de casa com minha mulher e chegamos junto mesmo, convidando pro clipe. Maior figura! O gordão engraçado é o ator Marcio Paes, do Revista RPC (Rede Globo). As crianças, são filhas do Moon e minha sobrinha que fizeram. Chamamos alguns atores e misturamos com pessoas comuns. Esse foi um trabalho espontâneo, como o diretor do clipe, Carmine Bagnato queria. Ficou muito divertido mesmo!

- Elvis: Além de participações no clipe, o disco também traz alguns convidados, além do Samuel Rosa “Skank” que participa da faixa “Tudo que eu Preciso", quem mais participa do disco?

- Fabio Elias: Sandra Piola (Anacrônica), Benê da Gaita, Henrique Petters, Ruben Cabrera, Adriano Grineberg e um naipe de metais. Muito bacana!

- Elvis: Essas parcerias serão lavadas aos Shows, assim como foi com o Nasi?

- Fabio Elias: Com o Nasi foi diferente, pois ele curte cantar com a Reles. Tem muito mais pegada ao vivo que sua antiga banda, segundo ele mesmo. Então rolaram alguns shows por aí, com essa parceria. Já com os convidados desse disco, somente o Ruben Cabrera que nos acompanha por alguns shows maiores, tocando seu teclado e violão também.

- Elvis: A “Reles” já tem bastante tempo de estrada, mas qual a origem do nome da "banda"?

- Fabio Elias: A origem veio do livro “Como Vejo o Mundo” de Albert Einstein, que eu li aos 15 anos de idade o seguinte trecho: “a pior das instituições gregárias se intitula exército. Eu o odeio. Se um homem puder sentir qualquer prazer em desfilar aos sons de música, eu desprezo este homem... não merece um cérebro humano, já que a medula espinhal o satisfaz. Deveríamos fazer desaparecer o mais depressa possível esse câncer da civilização. Detesto com todas as forças o heroísmo obrigatório, a violência gratuita e o nacionalismo débil. A guerra é a coisa mais desprezível que existe. Preferiria deixar-me assasinar a participar dessa ignomínia.” E a guerra é povo contra povo, é pública! E como é desprezível, é reles! Sacou?

- Elvis: Ai vem uma pergunta que sempre gera discussões por todos os lados. Como é fazer música em Curitiba, como consideram a produção musical local?

- Fabio Elias: Aqui tem muita gente boa fazendo música. Mas poucas são as produções que tem conteúdo e sejam pop ao mesmo tempo. E ninguém se mete à besta e faz por acontecer. Ficam esperando cair do céu o sucesso. Tem que ralar muito mesmo, e sinto que as bandas ficam só nos bares, confinadas a esse formato. Muita gente precisa lançar bons trabalhos e divulgá-los fora daqui. Assim a cidade cresce culturalmente. E o investimento na carreira é algo essencial. Tem que abrir mão de muita coisa pra ser artista. O preço é alto, mas compensador, eu acredito.

- Elvis: O que o público pode esperar em um show de vocês?

- Fabio Elias: Muito som vindo de 3 loucos por rock’n’roll!!! DIVERSÃO E ARTE!!!

- Elvis: Quando vai ser lançado o disco físico “Efeito Moral” ?

- Fabio Elias: Já foi lançado dia 20 de novembro de 2008, no Teatro Guaíra lotadasso e está à venda nas lojas, distribuído pela MNF Music.

- Elvis: Considerações finais?

- Fabio Elias: Não adianta tentarem matar o rock. A Relespública não deixa!

Entrevista Gentilmente cedida por Fábio Elias vocalista e guitarrista da banda Curitibana Relespública.

3 comentários:

  1. Cara, o Fábio e a Reles são lendas vivas do rock curitibano, ao lado é claro do Ivo e Blindagem!!! Parabéns pela matéria, Elvis. e Fábio, vou procurar esse livro maluco do Einstein pra ler. Agora dá licença que estou louca pra me ver de Fábio Elias!!! Bjos

    ResponderExcluir
  2. hehhehehe...
    Ficou maravilhosa sua atuação como Fábio no clipa Panda, impressionante mesmo...

    hehehe

    Quanto ao livro, eu tmb vou procura-lo pra ler, fiquei curioso tmb...

    ResponderExcluir
  3. bliondagem e relespública, curitiba está no lugar que merece mesmo!! vergonha nacional, emanuel coom o roberto benigni de curitibosta

    ResponderExcluir